O regresso à natureza de um Puma que passou 20 anos acorrentado...

O regresso à natureza de um Puma que passou 20 anos acorrentado num circo


 

Mustafa é um puma triste, que foi capturado quando ainda era bebé e acabou por ficar preso 20 anos num circo no Peru. Mesmo que a presença de animais seja proibida nos circos deste país desde 2011, não é difícil encontrar espetáculos que desrespeitam essa lei. O circo desafiou a lei, acorrentando o pobre animal todos estes anos, mas finalmente encontrou a sua liberdade como poderás ver neste vídeo verdadeiramente comovente.

A Animal Defenders International, entidade protetora dos animais, registou todo o processo de libertação do puma, com a presença da polícia, além da reintegração do animal na natureza. Visivelmente abatido, nos minutos iniciais do vídeo Mufasa nem se consegue mexer, imóvel por causa do número de correntes presas ao corpo.


“Ele viveu toda a sua vida com um arnês, amarrado à parte traseira de uma viatura, partilhou a parte de trás da carrinha com todo o equipamento de metal. Foi absolutamente a coisa mais miserável e triste que já vi, um belo animal atirado para um canto. Era como se ele não estivesse vivo”, disse Jan Creamer, presidente da Animal Defenders International.