Cientistas descobrem “por acidente” baterias que carregam em 1 minuto

Cientistas descobrem “por acidente” baterias que carregam em 1 minuto


 

O vídeo a baixo explica a história de como no ano passado um grupo de investigadores fez uma descoberta excepcional e por acaso.
O grupo de cientistas da UCLA estava a tentar encontrar uma forma mais simples de criar folha de grafeno quando construiu um supercondensador com as mesmas propriedades de uma bateria, capaz de ser recarregado em apenas um minuto. O mais espantoso é que tudo isto foi conseguido usando um gravador de DVDs normal, do mesmo género que encontramos em milhões de computadores em todo o mundo.

Ficaste confuso? Vamos explicar. Nos dias que correm, existem duas formas de armazenar energia: as baterias, que armazenam muita energia mas são lentas a carregar, e os supercondensadores, que carregam muito depressa mas acumulam pouca energia. Esta descoberta feita por estes senhores traz consigo o potencial para baterias que juntam estas duas propriedades.

E mais. O grafeno não traz qualquer problema para a saúde ou para o ambiente, ao contrário das convencionais baterias.

Imagina um telemóvel ou um carro eléctrico que recarrega em apenas um minuto… só assim vais perceber a importância deste pequeno “acidente”.

O vídeo explica em detalhe o processo.